Quinta, 12 de Junho de 2025 14:58
92999999999
Colunas Artigo

Não foi um ato, foi um comício flopado

Este artigo não reflete necessariamente a opinião do site sendo de inteira responsabilidade do autor

16/03/2025 14h16
Por: Administrador
Não foi um ato, foi um comício flopado

Quando um animal está sendo caçado e ele se vê emparedado, ou seja, com seu algoz à frente e uma parede atrás sem que tenha pra onde fugir, o que é que esse animal instintivamente faz? Ele luta. Há inclusive um brocardo jurídico que diz que o direito do enforcado é espernear. Pois bem, Bolsonaro não queria hoje um ato por anistia nenhuma, Bolsonaro está emparedado, e em sua luta pra evitar a cadeia, que a cada dia está um dia mais perto, usou o discurso mentiroso de defender anistia pra poder colocar um carro de som na rua, reunir gado gente e dizer a candidatos, que ainda possui algum poder pra ajudar a eleger, e ao estado brasileiro, que se quando for preso haverá colapso nas ruas. Não funcionou nem pra uma coisa e nem pra outra.

Bolsonaro passou a mobilização toda falando em 500 mil pessoas. O microfone oficial do chorume fascista chamado auriverde Brasil falou a mobilização toda em 1 milhão de pessoas. Hoje uma blogueira bolsonarista publicou uma foto e falou em 400.000 pessoas. Mentira descarada.

Hoje, o instituto mais animador (pra eles) falou em 18.000 pessoas presentes. As imagens do público seriam tristes se não fossem hilárias. Um público menor do que uma partida de futebol com público mediano, menor do que o público do réveillon na Itaúba, aqui em Manaus.

Além da flopada, duas coisas me chamaram a atenção. Uma é o tom messiânico que eles novamente tentam dar às suas ações. Músicas que misturam descaradamente referências gospel com seus slogans políticos. Vão de novo vender a eleição como uma luta dentre deus e o diabo, onde eles, golpistas, são os representantes de deus.

A outra foi o tom de comício, pois foram tocadas e gritadas no microfone falas que são claramente campanha antecipada. Sobre isso, é cálculo político feito, pois, se o MP agir e denunciar por campanha antecipada eles vão dizer que um inelegível não pode fazer campanha antecipada, pois não fará campanha, exatamente por conta da sua inelegibilidade. Acontece que a campanha antecipada angaria votos, e voto é capital político, e capital político pode ser transferido, então sim, Bolsonaro cometeu crime de propaganda antecipada, se o MP agir com diligência, deve denunciá-lo, e ele deve ser multado pelo que fez.

Os fatos são: Em relação ao que Bolsonaro anunciava que teria de público não houve nem 2% do um milhão anunciado.

Eles mugem que quando Bolsonaro for preso o Brasil vai colapsar. Bem, se pra um ato pacífico esperavam um milhão de pessoas, e foram 18 mil, quantas pessoas vocês acham que vão aparecer pra trocar tiro com a PF sabendo que já tem golpista puxando 17 anos de cana?

Pois é.

 

Marcelo Amil é advogado, defensor geral do Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas, ex-presidente da Comissão de Esportes, saúde e bem estar da OAB/AM Imortal da Academia Amazonense de Direito Desportivo e da Academia de Letras e Culturas, e foi candidato a prefeito de Manaus em 2020.

Siga as redes do autor

Instagram AQUI

Twitter do autor AQUI

Bluesky autor AQUI

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias